Quando menos percebemos o ano já se foi, passamos da metade de Dezembro, e essa é a época de revermos tudo que aconteceu ao decorrer dos meses. O que ficou de bom? O que tem de ser filtrado? e descartado?
Nesse mês vi em diversas revistas Retrospectivas de 2010, cada uma coloca o que acha que foi importante. Fiquei um bom tempo essa semana fazendo tópicos do que caracterizou esse ano, resolvi compartilhar.
Com tantos filmes e seriados abordando esse assunto, não tem como os estilistas colocarem de fora. Esse vampirismo do século XXI é um vampiro mais chic e moderno, carregado de jóias e total black. Selecionei alguns dos desfiles desde nacionais aos internacionais.
Camila Klein , Minas Trend Outono/Inverno 2011 Ann Demeulemeester, Paris Outono/Inverno 2011 Chanel ,Paris Outono/Inverno 2011
Acho que todos perceberam a volta do xadrez, não? O coturno e a camisa de flanela xadrez viraram peças indispensáveis no guarda-roupa de qualquer fashionista. O "descuido" e visual meio largado transmite o começo dos anos 90, o street wear bem reforçado.
Já no militar as cores oliva, verde mais escuro e camuflagem vem acompanhando nas estampas e texturas. A Balmain trouxe com tudo de volta o militar, e o mais legal é que não precisa usar uma roupa toda camuflada, misturar cores com a tendência é que deixa o look mais divertido. Trench coats, ombreiras, medalhas, coturno e aqueles casacos com vários botãos são peças indispensáveis.
Novelas e Tv's vem abrindo muitos caminhos para que o povo entre nesse mundinho, que a pouco tempo atrás era adepto só para a classe alta. Desde programas como It Mtv, Esquadrão da Moda e a novela Tititi.
Novela Tititi, aonde a história se baseia em desafios fashions de dois estilistas, na Globo.Arlindo Grund e Isabella Fiorentino apresentam Esquadrão da Moda, no Sbt. It Mtv apresentado pela Top Model Carol Ribeiro, na Mtv.
Já foi feito um post bem detalhado sobre esse assunto
aqui, mas acho que foi um grande "marco" nesse ano. Bem relacionado com o tópico a cima, a moda deixou de ser só para quem está na classe mais elevada e tem sido levado para a grande parte da população. Oskar Metsavaht (estilista da Osklen) faz coleção para Riachuelo e Glória Coelho faz uma coleção para a C&a, ambas de baixo custo. Fora do Brasil o mesmo ocorre com Lanvin para H&M.
Oskar com a coleção inspirada no Rio de Janeiro para a RiachueloGlória Coelho para C&A
Sou suspeito pra falar desse ano, foi ótimo pra mim- se tratando na parte de moda-, me especializei muito, fui no meu primeiro desfile e primeira SPFW com apenas 14 anos. Próximo ano começo curso de Vestuário, é como disse no começo desse post; procure filtrar o de melhor nesse ano, em todos os aspectos. Espero vocês para a Parte II.
Beijos, Edu.