quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Sobre como foi/é aguentar a semana de moda e quem é quem nela

Acabou gente! Semana de #modas brasileira terminou, e vou tentar resumir meu saldo dessa temporada e como levei ela.
Pra começar descobri de tudo nessa edição, eu que já tinha participado das três anteriores e achava que sabia de tudo; bom, não sabia de nada. Nas outras vezes eu ia no máximo dois dias, e nessa resolvi me jogar e ir 5 dias seguidos.
Enfim, o que descobri? Descobri que no evento não se separava só por blogueiros, famosos e o resto é gente esnobe, há uma penca de gente. No fashion world tem os jornalistas, esses são sempre desvalorizados, mal tratados e tem de levar desaforo (vi tudo isso acontecendo). Tem os jornalistas internacionais (internacional prass, li muito isso nessa edição), vi até várias cadeiras reservadas escrito "internacional",e em outro momento o jornalista-de-não-onde falava "i'm from Italia, French, New York, México, Argentina" e do nada surgia um convite pra ele entrar na sala de desfile. Tem as leitoras da Capricho, a gente não sabe como elas conseguiram convite, geralmente vem acompanhadas da mãe ou da amiga, e quase sempre estão usando melissa e uma saia de babado.
Tem também os fotógrafos, esses ganham selo de monte pra entrar nas salas de desfile, não ganham jabá de marca, mas não passam estresse. Tem as editoras e os editores de moda, esses chegam no "chiqueirinho" e nem precisam mostrar credencial pra retirar seus convites, e quase sempre chegam 30 minutos atrasados na sala de desfile (porque é esse o horário que vai começar, e aí não precisa ficar mantendo o carão). Existe as modelos, quase sempre usam jeans, coturno e camisa de banda (via brechó). Os modelos são meio diferentes, usam um fone bem grande (não sei o porque ainda), andam em bando, e parecem estar sempre de roupas caras.
Há também dois tipos de blogueiros: as F*hits (não as próprias, mas sim o circulo de meninas parecidas), essas andam em grupo, usam saia longa ou um vestido da Le Lis Blanc, e a it bag do momento (e elas tem convite pra desfile, e não fizeram força nenhuma pra se credenciar). O outro tipo de blogueiro é aquele que fica no chiqueirinho esperando um convite pra ele, quando fala que é impressa o outro geralmente entorta a cara, geralmente anda com uma câmera no pescoço, ouve as conversas dos outros, não ganha jabá, e olha dos pés a cabeça todo mundo que passa (vai que acha alguma tendência nova né).
Mais uma aprendizagem minha é que temos que levar pelo menos duas garrafinhas de água, esse é o grande segredo de cada maratonista do evento. E que lá também é a semana da trucagem, truque é um termo muito usado também, é desde aquele segurança que quando percebe que você está chegando no evento te oferece um convite por 20 pilas, ou aquele blogueiro sem convite pro desfile que com truques consegue entrar no desfile.
 Enfim, nessa temporada realmente sentir e aprendi o que é a correria, e pra você do patamar fashion que está lendo isso e pensando "é sério que esse menino acha que se desgastou?­", bom, todos os dias eu fui e voltei de transporte público, teve dia que um dos meus ônibus demorou 1hr e meia pra chegar e outro mais 30 minutos, sem contar o tempo do percurso. Ficava até o último desfile, escrevia o que achava sentando nos corredores, ali onde todos os fotógrafos ficam fazendo grupinho, e quando estava mais disposto sentava nas almofadas e escrevia lá.
Espero a próxima temporada, agora já estou ciente realmente de tudo, preparado também pra aguentar ela, e se tudo der certo vou estar credenciado também (pois nesta, e nenhuma eu estive).
Muito obrigado por quem acompanhou tudo.
Beijos, Edu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário