domingo, 19 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA 2010 - Parte I

Quando menos percebemos o ano já se foi, passamos da metade de Dezembro, e essa é a época de revermos tudo que aconteceu ao decorrer dos meses. O que ficou de bom? O que tem de ser filtrado? e descartado?
Nesse mês vi em diversas revistas Retrospectivas de 2010, cada uma coloca o que acha que foi importante. Fiquei um bom tempo essa semana fazendo tópicos do que caracterizou esse ano, resolvi compartilhar.
  • Vampirismo
Com tantos filmes e seriados abordando esse assunto, não tem como os estilistas colocarem de fora. Esse vampirismo do século XXI é um vampiro mais chic e moderno, carregado de jóias e total black. Selecionei alguns dos desfiles desde nacionais aos internacionais.
Camila Klein , Minas Trend Outono/Inverno 2011
Ann Demeulemeester, Paris Outono/Inverno 2011
Chanel ,Paris Outono/Inverno 2011
  • Grunge e Militar
Acho que todos perceberam a volta do xadrez, não? O coturno e a camisa de flanela xadrez viraram peças indispensáveis no guarda-roupa de qualquer fashionista. O "descuido" e visual meio largado transmite o começo dos anos 90, o street wear bem reforçado.
Adicionar imagem

Já no militar as cores oliva, verde mais escuro e camuflagem vem acompanhando nas estampas e texturas. A Balmain trouxe com tudo de volta o militar, e o mais legal é que não precisa usar uma roupa toda camuflada, misturar cores com a tendência é que deixa o look mais divertido. Trench coats, ombreiras, medalhas, coturno e aqueles casacos com vários botãos são peças indispensáveis.


  • Popularização da Moda
Novelas e Tv's vem abrindo muitos caminhos para que o povo entre nesse mundinho, que a pouco tempo atrás era adepto só para a classe alta. Desde programas como It Mtv, Esquadrão da Moda e a novela Tititi.
Novela Tititi, aonde a história se baseia em desafios fashions de dois estilistas, na Globo.

Arlindo Grund e Isabella Fiorentino apresentam Esquadrão da Moda, no Sbt.

It Mtv apresentado pela Top Model Carol Ribeiro, na Mtv.

  • Democratização da Moda
Já foi feito um post bem detalhado sobre esse assunto aqui, mas acho que foi um grande "marco" nesse ano. Bem relacionado com o tópico a cima, a moda deixou de ser só para quem está na classe mais elevada e tem sido levado para a grande parte da população. Oskar Metsavaht (estilista da Osklen) faz coleção para Riachuelo e Glória Coelho faz uma coleção para a C&a, ambas de baixo custo. Fora do Brasil o mesmo ocorre com Lanvin para H&M.


Oskar com a coleção inspirada no Rio de Janeiro para a Riachuelo

Glória Coelho para C&A

Sou suspeito pra falar desse ano, foi ótimo pra mim- se tratando na parte de moda-, me especializei muito, fui no meu primeiro desfile e primeira SPFW com apenas 14 anos. Próximo ano começo curso de Vestuário, é como disse no começo desse post; procure filtrar o de melhor nesse ano, em todos os aspectos. Espero vocês para a Parte II.
Beijos, Edu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário